Uma frente fria vai se fazer presente sobre o Sul do Brasil ao longo desta quarta-feira. Com isso, o INMET emite alerta amarelo para chuvas intensas na região.
A quarta-feira (21) terá a presença de um sistema frontal sobre áreas da Região Sul do Brasil. A frente fria tem potencial para provocar chuvas intensas em algumas cidades de Santa Catarina, norte do Rio de Grande do Sul e também na porção Sul do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta terça-feira (20) alerta amarelo para a Região Sul com riscos de chuvas intensas para amanhã (21). A capital Florianópolis/SC é uma das 505 cidades que estão na lista de alertas. Confira abaixo alguns municípios:
Lembrando que o alerta amarelo indica que há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).E algumas consequências que são risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Confira agora a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (21).
A quarta-feira (21) se inicia com tempo fechado e muita nebulosidade nos três estados da Região Sul. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica a possibilidade de pancadas de chuva em parte do norte do Rio Grande do Sul e também em algumas áreas de Santa Catarina.
Ainda durante a manhã desta quarta-feira (21), no estado gaúcho as chuvas ficarão concentradas na região norte, cidades como Vacaria/RS, Erechim/RS e Planalto/RS. Com o ar das horas a frente fria vai em direção a Santa Catarina e também ao Paraná.
No período da tarde é que as nuvens com maior potencial de transtornos podem se formar e provocar chuvas com fortes intensidades na região. De acordo com o INMET, todo o estado catarinense se encontra sob alerta amarelo para a possibilidade de chuvas intensas. Grandes cidades interioranas podem registrar transtornos, caso de Concórdia/SC e General Carneiro/PR.
Além disso, as pancadas fortes de chuva não se concentram apenas em Santa Catarina, áreas do Paraná também possuem este riscos onde as chuvas intensas podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e de descargas elétricas. Algumas cidades próximas à capital Curitiba/PR e a divisa com Santa Catarina se encontram com as maiores chances, são elas: Piraquara/PR, Mariópolis/PR, General Carneiro/PR e Clevelândia/PR.
Apesar da grande área com riscos de chuvas intensas, a precipitação acumulada entre terça (20) e quarta-feira (21), será superior a 40 mm em regiões pontuais de Santa Catarina, cidades como Rio Negro/SC (50,8 mm), Lontras/SC (48,6 mm) e Bom Retiro/SC (47,4 mm).