Duas frentes frias vão avançar pela Região Sul do Brasil ao longo desta semana. Os sistemas vão provocar chuvas fortes e há riscos de temporais, mas de maneira isolada.
Nas últimas horas, uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil e provocou chuvas na região. Este sistema é o mesmo que causou sérios prejuízos na província de Buenos Aires, na Argentina. Onde os acumulados de precipitação superiores a 400 mm em poucas horas..
No Brasil, o sistema avançou de maneira rápida, com isso, os volumes de chuva registrados pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não superaram 50 mm. Confira a lista abaixo com os dados acumulados de precipitação das últimas 24 horas:
Confira a seguir a previsão do tempo para a semana na Região Sul.
O final da noite de segunda (19) e a madrugada de terça-feira (20) tem previsão de chuva para áreas do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos do estado gaúcho, há possibilidade de pancadas de chuva mais fortes, como previsto para a região de Porto Alegre/RS e Encantado/RS.
Já pela manhã, o sistema segue avançando para o norte e alcança a divisa com Santa Catarina, cidades entre Vacaria/RS, Erechim/RS e Tenente Portela/RS no estado gaúcho e os municípios de Chapecó/SC e Palmitos/SC tem a possibilidade de chuvas acompanhadas de rajadas de vento e com maior intensidade.
No decorrer da tarde e noite de terça-feira (20), a frente fria perde força, se desconfigura e se afasta em direção ao Atlântico. Contudo, haverá a formação de um cavado sobre o norte do Rio Grande do Sul o que vai proporcionar a formação da segunda frente fria da semana já nesta quarta-feira (21).
O sistema vai avançar sobre Santa Catarina entre quarta (21) e quinta-feira (22), aumentando as possibilidades de chuvas fortes e de tempestades pontuais. Além disso, não são descartadas as chances de vendavais na região. No último dia da semana, sexta-feira (23), o tempo ficará fechado no centro-sul do Paraná. A frente fria também vai provocar chuvas na região, contudo os volumes não serão tão elevados.
O acumulado de chuva entre segunda (19) e sexta-feira (23) pode chegar aos 60 mm em regiões pontuais do Paraná, caso dos municípios de São Mateus do Sul/PR (64 mm) e São João do Triunfo/PR (67,5 mm).
O estado catarinense, em um contexto geral, tem previsão de registrar os maiores acumulados nos próximos 4 dias. Em São Joaquim/SC e Urubici/SC são esperadas precipitações acumuladas de até 43 mm, em Chapecó/SC volumes mais baixos, próximo a 25 mm. No entanto, os volumes serão distribuídos ao longo da semana.
No estado gaúcho, Erechim/RS poderá ter acumulados de 40 mm e também em Getúlio Vargas/RS. Enquanto que nas demais áreas do estado, o volume fica entre 15 e 30 mm.