O mês de maio tem sido marcado por anomalias significativas na Região Sul do Brasil. As temperaturas vêm se mantendo persistentemente acima da média histórica, tanto nas mínimas quanto nas máximas, reforçando a sensação de um outono mais quente.
No que diz respeito à chuva, o cenário também chama atenção: enquanto o centro-sul do Rio Grande do Sul já acumula anomalias positivas superiores a 100 mm devido a um evento extremo na primeira metade do mês, outras áreas da região enfrentam déficits consideráveis de precipitação, com destaque para o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná.
Esse comportamento desigual deve persistir nos próximos dias, com novas áreas de instabilidade previstas especialmente sobre o território gaúcho durante o fim de semana, elevando o risco de chuvas fortes e tempestades localizadas. Confira a previsão para o fim de semana na Região Sul com base no modelo de confiança da Meteored | Tempo.com.
A formação de um cavado sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (24) será o principal responsável pela intensificação da instabilidade atmosférica. Um cavado é uma área alongada de baixa pressão que favorece a formação de nuvens e chuva, atuando como um gatilho para a convecção.
A instabilidade começa no noroeste do Rio Grande do Sul ainda pela manhã, e avança em direção ao sul ao longo do dia, formando uma linha de tempestades que deve atravessar o território gaúcho com condições potencialmente severas.
As maiores chances de chuva estão concentradas no Noroeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul, áreas que permanecem em alerta para a ocorrência de tempestades localmente severas, com chuva forte, rajadas de vento intensas e descargas elétricas (raios).
Além do Rio Grande do Sul, também há previsão de chuva no sábado (24) para a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, em função da circulação de um sistema de alta pressão no oceanoAtlântico, que favorece o transporte de umidade em direção ao continente.
No domingo (25), embora o risco de tempestades seja menor, a instabilidade ainda persiste sobre parte do Sul do Brasil. O alerta de tempestade se mantém para a região sul e faixa leste do Rio Grande do Sul, mas há previsão de chuva em praticamente todo o estado.
Também são esperados volumes significativos ao longo da faixa leste catarinense, especialmente nas áreas de Criciúma, Lages, Florianópolis e Itajaí. Já no restante da Região Sul, o tempo tende a permanecer nublado, com exceção do norte do Paraná, onde o sol deve predominar.
Até o fim do domingo (25), os maiores acumulados de chuva estão previstos para o noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente na região de Santo Antônio das Missões, onde os volumes podem ultraar 100 mm, com potencial para transtornos urbanos e rurais. No litoral de Santa Catarina, acumulados próximos a 90 mm são esperados, com destaque para a cidade de Itapema (SC).