Frente fria e nova onda de instabilidades deixam alerta de chuvas intensas e de tempestades nos próximos dias

A presença de uma frente fria e do surgimento de um cavado provoca o surgimento de novos alertas de chuvas intensas e tempestades no decorrer dos próximos dias.

    Uma frente fria avança pelo Brasil no decorrer desta tarde de quarta-feira (21). O sistema que já se encontra atuando sobre áreas de Santa Catarina e do Paraná tem potencial para chuvas intensas mas isoladas.

    A previsão mostra que a frente fria ainda vai atuar sobre a região nesta quinta-feira (22) e apenas no início da sexta-feira (23) o sistema perde intensidade, diminuindo a área de atuação das chuvas. Com isso, em alguns pontos, há possibilidades de pancadas de chuva e de fraca intensidade.

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra ainda que na noite de sexta-feira (23) e madrugada de sábado (24) terá a formação de um cavado sobre o Rio Grande do Sul. O cavado consiste em uma perturbação na atmosfera que é capaz de provocar novas áreas de instabilidades gerando alertas de chuvas intensas e tempestades na região.

    Mapa de precipitação prevista e linhas de pressão indicando a presença do cavado para a tarde de sábado (24).
    Mapa de precipitação prevista e linhas de pressão indicando a presença do cavado para a tarde de sábado (24).

    Confira a previsão do tempo para os próximos dias com mais detalhes.

    Chuvas intensas e tempestades podem ocorrer nos próximos dias

    A quinta-feira (22) começa com tempo nublado em partes da Região Sul, como no norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. Há pancadas de chuva isoladas sendo previstas em áreas próximas a capital Curitiba/PR e no oeste catarinense em cidades como Pinhalzinho/SC e São Miguel do Oeste/SC.

    Nebulosidade e chuva prevista para a tarde de quinta-feira (22).
    Nebulosidade e chuva prevista para a tarde de quinta-feira (22).

    Na região central do estado gaúcho o dia começa com céu claro sem muita presença de nebulosidade. Há chances de nevoeiros logo pela manhã. No decorrer da tarde, algumas nuvens mais densas podem surgir na região deixando o tempo nublado. Contudo, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, há potencial de chuvas intensas e também de tempestades.

    No dia seguinte, a sexta-feira (23) vai ter nebulosidade durante a manhã, contudo fica concentrada na parte leste da Região Sul do Brasil. Isso porque a frente fria perde intensidade e também se desloca em direção ao Atlântico, diminuindo sua influência sobre o continente.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sábado (24), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sábado (24), segundo o modelo ECMWF.

    Apesar do sistema estar mais distante do continente, a nebulosidade aumenta no período da tarde devido a umidade disponível na atmosfera naquela região. Há chances de chuvas isoladas sobre o oeste e em alguns pontos da região central do Paraná, leste de Santa Catarina, em cidades como ville/SC.

    No sábado (24) teremos a formação de um cavado sobre o Rio Grande do Sul o que vai proporcionar novas áreas de instabilidade sobre o estado. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra que as maiores chances de chuva ficam por conta do centro e do sudoeste gaúcho, áreas em que despertam os alertas para chuvas intensas e tempestades.

    Mapa de precipitação acumulada entre quinta (21) e sábado (23).
    Mapa de precipitação acumulada entre quinta (21) e sábado (23).

    Entre quinta-feira (22) e sábado (24) em regiões pontuais, há possibilidade de que os acumulados sejam maiores do que 90 mm. Confira abaixo a lista de algumas cidades que podem registrar volumes elevados:

    • Canoinhas/SC - 86 mm
    • Lapa/PR - 84,3 mm
    • Joaçaba/SC - 72,1 mm
    • Teixeira Soares/PR - 72,4 mm

    Além destas quatro cidades o oeste catarinense pode registrar volumes de precipitação expressivos. Em Chapecó/SC a quantidade prevista fica próximo a 57 mm e 50 mm em Pinhalzinho/SC. Áreas pontuais do Rio Grande do Sul também podem registrar chuvas próximas de 50 mm, caso de Frederico Westphalen/RS com 51,6 mm.