O mês de Abril começará com tempo instável e temperaturas em declínio em grande parte do Brasil. A combinação de frentes frias e massas de ar frio deve provocar chuvas volumosas e acentuada queda térmica, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira os detalhes.
A primeira frente fria da semana já avança sobre o Brasil ao longo desta segunda-feira (31), provocando tempestades com chuva forte no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Na terça-feira (01), há risco de pancadas de chuva de intensidade forte na forma de tempestades entre:
Na quarta-feira (02) uma nova frente fria se forma, espalhando instabilidades desde a região Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Na quinta-feira (03) a frente já atua no Sudeste, favorecendo tempestades localizadas e acumulados significativos pontuais de chuva.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul Minas Gerais devem registrar pancadas mais frequentes e, em algumas áreas, acompanhadas de raios e ventos fortes. No Sul, o tempo começa a firmar após a agem da frente, mas ainda pode haver chuva fraca em algumas regiões litorâneas. No Norte do país, ainda há características de 'clima de verão', com pancadas de chuva que podem ter forte intensidade em algumas áreas.
Com a atuação das frentes frias, uma massa de ar frio de origem polar avança pelo Brasil, derrubando as temperaturas até o fim da semana. No sábado (05) as mínimas no Sul do país ficam abaixo dos 10°C, podendo fazer menos de 6°C na Serra Gaúcha, com risco de geada.
À tarde o frio se mantém na faixa leste da região Sul, com máximas abaixo dos 20°C, mas as máximas alcançam os 25°C no norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná, enquanto a frente fria avança em direção ao Sudeste.
No próximo fim de semana, a instabilidade ganha força no leste do Sudeste, aumentando a preocupação com chuvas volumosas. A faixa leste entre São Paulo e o sul do Espírito Santo deve receber acumulados expressivos, principalmente o estado do Rio de Janeiro.
Moradores de áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos de terra precisam ficar atentos às condições meteorológicas e aos alertas da Defesa Civil de cada região. em Continue acompanhando a previsão do tempo no site da Meteored | Tempo.com e se mantenha informado sobre o tempo na sua região.