Mudança do tempo em SP e no RJ acontece somente na próxima semana, saiba o que esperar

Uma frente fria avançará pela região sudeste entre a sexta-feira e o domingo da semana que vem, trazendo uma mudança no tempo com chuvas e frio para São Paulo e Rio de Janeiro.

Homem agasalhado e com mochila observando um céu nublado.
Uma frente fria avançará pelo sudeste entre a sexta-feira e o domingo da semana que vem, trazendo chuvas e frio para São Paulo e Rio de Janeiro.

Por volta do próximo domingo (18), uma nova frente fria vai começar a se formar, trazendo chuvas volumosas e temperaturas ainda mais frias para o país, atingindo não somente a região Sul como também os estados do Sudeste.

Entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22), o sistema evoluirá de maneira relativamente estacionária sobre os estados da região Sul, causando chuvas intensas especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Os acumulados totais na região sul podem chegar perto dos 100 mm de chuva.

Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo (25) da semana que vem.
Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo (25) da semana que vem mostra que os volumes de precipitação na região sul podem ser bastante altos, causando transtornos.

Aos poucos, o sistema se deslocará para norte, atingindo também Santa Catarina e Paraná, chegando ao sudeste por volta da sexta-feira (23).

Frente fria causa mudança no tempo em SP e RJ

Entre a sexta-feira (23) e o domingo (25), o sistema causará pancadas de chuva significativas apenas na região litorânea de São Paulo e em todo o estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, a frente fria atingirá também o Espírito Santo e o sul e leste de Minas Gerais, mas as mudanças de tempo mais significativas ocorrerão em território paulista e fluminense.

Previsão de chuvas na sexta-feira (23) da semana que vem de tarde.
Previsão de chuvas na sexta-feira (23) de tarde mostra precipitação se formando principalmente na região litorânea de SP e todo o RJ. O interior do estado paulista não verá chuva significativa.

Ao total, os acumulados podem chegar a 50 mm totais em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas não devem ultraar este volume. Isso significa que há potencial para pequenos alagamentos e quedas de galhos de árvores, mas a chuva não deve causar grandes transtornos para a população.

Após sua agem, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem mais ainda na região sudeste, sendo sentida especialmente em São Paulo (inclusive litoral sul e região metropolitana) e no Rio de Janeiro, onde as temperaturas caem alguns graus.

Previsão de temperaturas mínimas no sábado (25) da semana que vem.
Previsão de temperaturas mínimas no sábado (25) da semana que vem mostra que municípios do Sudeste podem registrar temperaturas inferiores a 10°C, incluindo SP, RJ e parte de MG.

As temperaturas mínimas durante o final de semana dos dias 24 e 25 de maio serão, portanto, expressivamente mais frias na região Sudeste, com alguns municípios registrando temperaturas inferiores a 10°C durante a madrugada e o início da manhã.

Em outras palavras, a partir da sexta-feira (23) da semana que vem e também durante o sábado (24) e o domingo (25), uma frente fria causará chuvas moderadas no Rio de Janeiro e parte de São Paulo, trazendo na sequência uma queda das temperaturas que pode fazer alguns municípios registrarem temperaturas entre 5°C e 10°C.

Como ainda falta um bom tempo para que a frente fria chegue ao sudeste, os dias exatos da sua agem e a intensidade do sistema ainda podem variar bastante na previsão. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações aqui na Meteored / Tempo.com.