Uma frente fria atuará sobre o Brasil ao longo da próxima semana, trazendo chuvas intensas e frio ainda mais pronunciado para o centro-sul do país. Confira quais estados serão afetados.
Neste momento, o Brasil está sob influência de uma vasta região de alta pressão, que inibe a formação de chuvas significativas na maior parte do território brasileiro, salvo exceções como o litoral nordestino e o extremo norte do país, que segue registrando chuvas volumosas devido à atuação de alguns sistemas específicos.
Além disso, temperaturas mais baixas estão sendo registradas em todo o Sul e Sudeste do país, como resultado da entrada de massas de ar frio e da queda das temperaturas típica do outono. A maior parte do centro-sul do país registra temperaturas inferiores a 20°C, com alguns municípios registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10°C.
Por volta do próximo domingo (18), uma nova frente fria vai se formar e trazer chuvas volumosas e temperaturas ainda mais frias para o país, especialmente na região Sul.
Entre a tarde e noite do domingo (18) e a segunda-feira, muita nebulosidade e chuva se formarão no Rio Grande do Sul, conforme uma nova frente fria avança pelo estado. As tempestades podem causar rajadas fortes de vento e volumes altos de chuva.
As chuvas continuarão acontecendo ao longo da semana, trazendo acumulados altos para o estado gaúcho que podem chegar a 100 mm de chuva, ocasionando alagamentos, enchentes e pequenos deslizamentos de terra.
Eventualmente a frente se deslocará em direção norte, causando chuvas também nos demais estados da região Sul e no Sudeste, embora com volumes mais baixos que não devem ultraar os 50 mm e nem causar grandes transtornos para a população.
Após a agem da frente, uma massa de ar frio avançará e fará as temperaturas caírem fortemente na região Sul. Por volta do dia 22 de maio, daqui a uma semana, O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná registrarão temperaturas mínimas inferiores a 10°C em toda sua extensão.
Até o fim da semana que vem, a frente fria avançará para outros estados além da região Sul. As temperaturas cairão bastante também na região Sudeste e no Mato Grosso do Sul, embora não atinjam temperaturas tão baixas quanto as registradas na região Sul.
Com uma entrada relativamente frequente de frentes frias e temperaturas cada vez mais baixas, o Brasil segue em direção a um clima de outono e inverno mais característico destas estações, por enquanto sem indícios de bloqueios atmosféricos extremos que possam causar veranicos extremos.
Para não ser pego de surpresa pelas mudanças do tempo na próxima semana, não deixe de acompanhar aqui na Meteored | Tempo.com as previsões específicas para o seu município, com todas as informações sobre temperatura e chuva calculadas especificamente para a sua localidade.