Atualmente, existe uma 'moda' de eliminar o leite de vaca da dieta, sem indicação médica para isso, o que traz prejuízos imensos para a massa óssea. Especialistas comentam que parar de consumir leite e seus derivados pode aumentar o risco de osteoporose, já que grande parte do cálcio absorvido de alimentos vem dos laticínios.
E essa ‘moda’ pode ter surgido a partir de uma informação de que o leite é inflamatório. Mas será que isso é verdade? Entenda abaixo o que dizem os especialistas.
O leite de vaca tem alto valor nutricional, sendo uma fonte importante de proteínas e vitaminas e fundamental para uma dieta balanceada e o crescimento saudável. Inclusive, é a principal fonte alimentar de cálcio.
E segundo especialistas, não há evidências científicas de que o leite seja inflamatório. Sergio Maeda, médico endocrinologista e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), comentou em uma entrevista ao site Terra: “O leite é a melhor fonte de cálcio para os ossos. Nós que cuidamos de pacientes com osteoporose nos preocupamos demais com essa ‘moda’ de eliminar o leite da dieta sem indicação médica para isso. Os prejuízos para a massa óssea são imensos”.
Inclusive, associações brasileiras ligadas à nutrologia e nutrição publicaram recentemente um consenso sobre o consumo de leite de vaca pelos humanos com base em evidências científicas. O documento, que foi publicado no International Journal of Nutrology, deixa claro que não há estudos científicos sobre o leite ser inflamatório; pelo contrário, estudos indicam que a ingestão de laticínios pode melhorar biomarcadores inflamatórios.
Além disso, o artigo cita que o leite de vaca é recomendado por diretrizes internacionais e guias alimentares, e seu consumo só está associado à inflamações em pessoas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).
Os autores ainda dizem que a sua inclusão na rotina alimentar dos brasileiros deve ser incentivada, salvo contraindicações.
Acontece que, a disseminação de informações sem respaldo científico, principalmente em redes sociais, tem gerado incertezas, levando a uma mudança comportamental baseada no não consumo desse alimento.
Então: para pessoas saudáveis, o leite de vaca é uma bebida nutritiva e, dentro de um plano de alimentação equilibrado, contribui para a saúde e o bom funcionamento do corpo.
“Vale lembrar que as orientações alimentares devem ser personalizadas, levando em conta as necessidades nutricionais e condições de saúde individuais. Mas o mais importante é acabarmos com essas informações sem respaldo científico e que acabam virando moda e prejudicando a saúde dos brasileiros”, finaliza Maeda.
Segundo o artigo, os benefícios do consumo de leite de vaca são:
E esta bebida é importante em todas as fases da vida: infância, adolescência, gestação, adultos e idosos.
Consensus of the Brazilian Association of Nutrology and the Brazilian Society for Food and Nutrition on the consumption of cow's milk by humans. 06 de junho, 2024. Nogueira-de-Almeida, et al.
Não há evidências científicas de que o leite seja inflamatório, diz médico. 30 de agosto, 2024. Redação Homework.
Afinal, leite inflama ou não? 3 mitos sobre o consumo da bebida. 26 de dezembro, 2024. Guilherme Faber.