Afinal, o leite é inflamatório? Veja o que dizem os especialistas

O leite de vaca é um inflamatório para o nosso corpo? Saiba o que é mito e o que é verdade nisso, segundo os especialistas.

leite de vaca
O leite de vaca é considerado uma importante fonte de cálcio para os ossos, com benefícios em diferentes fases da vida. Crédito: depositphotos.com/digifun.

Atualmente, existe uma 'moda' de eliminar o leite de vaca da dieta, sem indicação médica para isso, o que traz prejuízos imensos para a massa óssea. Especialistas comentam que parar de consumir leite e seus derivados pode aumentar o risco de osteoporose, já que grande parte do cálcio absorvido de alimentos vem dos laticínios.

E essa ‘moda’ pode ter surgido a partir de uma informação de que o leite é inflamatório. Mas será que isso é verdade? Entenda abaixo o que dizem os especialistas.

Leite é inflamatório ou não?

O leite de vaca tem alto valor nutricional, sendo uma fonte importante de proteínas e vitaminas e fundamental para uma dieta balanceada e o crescimento saudável. Inclusive, é a principal fonte alimentar de cálcio.

E segundo especialistas, não há evidências científicas de que o leite seja inflamatório. Sergio Maeda, médico endocrinologista e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), comentou em uma entrevista ao site Terra: “O leite é a melhor fonte de cálcio para os ossos. Nós que cuidamos de pacientes com osteoporose nos preocupamos demais com essa ‘moda’ de eliminar o leite da dieta sem indicação médica para isso. Os prejuízos para a massa óssea são imensos”.

O leite de vaca é uma importante fonte de cálcio para os ossos, com benefícios em diferentes fases da vida, e não há evidências científicas de que ele seja inflamatório, salvo as condições de quem tem intolerância à lactose, o açúcar presente nele.

Inclusive, associações brasileiras ligadas à nutrologia e nutrição publicaram recentemente um consenso sobre o consumo de leite de vaca pelos humanos com base em evidências científicas. O documento, que foi publicado no International Journal of Nutrology, deixa claro que não há estudos científicos sobre o leite ser inflamatório; pelo contrário, estudos indicam que a ingestão de laticínios pode melhorar biomarcadores inflamatórios.

Além disso, o artigo cita que o leite de vaca é recomendado por diretrizes internacionais e guias alimentares, e seu consumo só está associado à inflamações em pessoas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

Os autores ainda dizem que a sua inclusão na rotina alimentar dos brasileiros deve ser incentivada, salvo contraindicações.

Acontece que, a disseminação de informações sem respaldo científico, principalmente em redes sociais, tem gerado incertezas, levando a uma mudança comportamental baseada no não consumo desse alimento.

"O alimento [leite] só vai ser inflamatório se ele realmente fizer mal para você de alguma forma, como no caso de quem tem intolerância à lactose" - explicou a nutricionista Thais Barca, ao site Conexão VivaBem.

Então: para pessoas saudáveis, o leite de vaca é uma bebida nutritiva e, dentro de um plano de alimentação equilibrado, contribui para a saúde e o bom funcionamento do corpo.

“Vale lembrar que as orientações alimentares devem ser personalizadas, levando em conta as necessidades nutricionais e condições de saúde individuais. Mas o mais importante é acabarmos com essas informações sem respaldo científico e que acabam virando moda e prejudicando a saúde dos brasileiros”, finaliza Maeda.

Os benefícios do leite de vaca

Segundo o artigo, os benefícios do consumo de leite de vaca são:

  • Alta densidade nutricional, fornecimento de proteínas, cálcio e componentes funcionais;
  • Auxilia no crescimento e estruturação óssea na infância e adolescência;
  • Reduz o risco de osteopenia, osteoporose, doenças crônicas (diabetes, obesidade), doenças cardiovasculares e hipertensão;
  • Previne a sarcopenia na senescência;

E esta bebida é importante em todas as fases da vida: infância, adolescência, gestação, adultos e idosos.

Referências da notícia

Consensus of the Brazilian Association of Nutrology and the Brazilian Society for Food and Nutrition on the consumption of cow's milk by humans. 06 de junho, 2024. Nogueira-de-Almeida, et al.

Não há evidências científicas de que o leite seja inflamatório, diz médico. 30 de agosto, 2024. Redação Homework.

Afinal, leite inflama ou não? 3 mitos sobre o consumo da bebida. 26 de dezembro, 2024. Guilherme Faber.