O doce de leite é um doce (muito gostoso, por sinal!) feito à base de leite e açúcar, tradicional em vários países da América Latina. No Brasil, temos grandes produtores em várias regiões, sendo os mais conhecidos aqueles feitos em Minas Gerais.
E no evento ‘3º Mundial do Queijo do Brasil’ que aconteceu em abril do ano ado (apesar do nome, o evento premia também produtos lácteos), o melhor doce de leite do mundo, premiado com a medalha 'Super Ouro', que é a máxima, foi um doce de leite brasileiro produzido no estado do Rio de Janeiro. Saiba mais abaixo.
O ‘Mundial do Queijo do Brasil’ é um evento parceiro do Mondial du Fromage de Tours, na França. No ano ado, aconteceu o ‘3º Mundial do Queijo do Brasil’ , entre os dias 11 e 14 de abril em São Paulo (SP). E apesar do nome do evento citar o queijo, tem categorias dentro do evento que premiam produtos lácteos, bem como fondues. E este foi o caso.
Neste evento, o Doce de Leite Du Vale, produzido pela Queijaria Du'Vale, em Valença, no Rio de Janeiro, a 148 km de distância da capital carioca, foi premiado como o melhor do mundo, conquistando a medalha ‘Super Ouro’.
Foram mais de 2 mil produtos lácteos de 20 países participantes. E entre os dez produtos premiados, ele foi o único doce da lista, fato inédito nas premiações queijeiras. Ficou em quarto lugar, perdendo apenas para queijos de Santa Catarina e da Suíça.
Segundo informações do próprio site da Queijaria, além do premiado doce de leite, eles também oferecem uma variedade de queijos artesanais, incluindo queijos premiados, que refletem o terroir único da região e a tradição queijeira de quatro gerações.
O turismo gastronômico vem crescendo no interior do Rio de Janeiro, atraindo visitantes estrangeiros que vêm experimentar os maravilhosos produtos artesanais da região.
Valença vem se consagrando como referência no estado para a queijaria e laticínios artesanais, e o que ajuda para isso é a ‘Rota do Queijo’, que reúne produtores, fazendas e agências de turismo para estimular a visitação, incrementando e ajudando a fortalecer o Turismo na região do Vale do Café. Além dos queijos, os turistas podem experimentar outras delícias, como doces de leite, manteiga, iogurte e sorvete.
Durante a visita às queijarias participantes da Rota, as pessoas têm contato com os produtores locais, que, além de apresentarem para degustação as suas criações, conversam sobre as técnicas usadas na produção.
“Oferecemos um turismo de experiência. Levo os visitantes para o curral, no meio das vacas, para ver a ordenha, o processo de produção do doce de leite e dos queijos, curados numa caverna. No final tem o almoço caipira”, explicou Rodrigo.
Em Valença, o melhor doce de leite do mundo: turismo gastronômico cresce no interior do Rio, e atrai visitantes estrangeiros. 16 de fevereiro, 2025. Camila Araujo.
Queijaria Du’ vale de Valença no Vale do Café ganha medalha de ouro como o melhor doce de leite do mundo. 13 de abril, 2024. Camila Sampaio.